Seguidores

01/08/2010

COMO TUDO COMEÇOU... CARMINHA E CRISTIANE

Hoje vou contar um pouquinho da nossa história para vocês...

                                     HISTORIA DA ASSOCIAÇÃO LAGOARTESSANTA

Após incessante pesquisa e cadastro de artesãos regionais promovida por Carminha Sousa e sua filha Cristiane na cidade, um grupo foi reunido no dia 30 de outubro de 2008 e foi funudada na sede da ACIAS/CDL com o apoio de Silze Watson em nome da ACOLASA e do Clube dos 50, a Associação Lagoassantense de artesãos – LAGOARTESSANTA– com o objetivo de proporcionar renda aos artesãos locais, viabilizar a feira permanente de artesanato para atender a população local e os inúmeros turistas que circulam por Lagoa Santa.
Em dezembro deste mesmo ano, firmamos uma parceria com a Rede de Voluntários da Conviver Saber Social e no início de 2009 iniciamos a exposição de nossos trabalhos na Escola Dr. Lund, no Centro com apenas uma parte dos artesãos enquanto aguardávamos as negociações com a Prefeitura e Secretarias de Cultura e Turismo.
Em julho foi firmada a parceria com a Associação de Catadores de Materiais recicláveis (ASCAMARE), onde os associados poderiam reaproveitar materiais coletados e contribuiriam com a doação de mantimentos às famílias das catadoras.
O Projeto Sócio-ambiental da Associação foi elaborado e muitas conquistas vieram como convites para diversos eventos da cidade, cursos de capacitação oferecidos pelo SEBRAE, Fórum metropolitano do Vetor Norte, caravanas da Cultura, Exposítio, entre outros, conquistando o posto de “Utilidade Pública”.
Finalmente, em 15 de maio de 2010, conseguimos um espaço de exposição aos sábados na orla da lagoa, que é o cartão postal da cidade, ocupando um quarteirão inteiro, todos os associados puderam expor seus trabalhos e desde então, a feira só vem crescendo, com atrações culturais e musicais com a parceria firmada com a escola de música Lira do professor Wellington Lira, grande trânsito de clientes locais, turistas estrangeiros, entre outros que buscam artesanato de qualidade e produtos naturais associados a um ambiente agradável e seguro.

É por essas e outras que o grupo está firme e forte hoje em dia e crescendo cada dia mais em todos os sentidos. 
Atualmente, a direção é formada por Carminha (presidente), kathya (vice) e Claudia Lima (diretora)

E pra comemorar o sucesso a artesã da semana será nossa presidente, Carminha e sua filha Cris (gata de preto na foto rsrs)
Carminha e cris trabalham com artesanto em croche no estilo rococó, pouco difundido e raro na região, com capricho aos mínimos detalhes, elas produzem todo o tipo de peças, de decoração a objetos pessoais.
Roupas e chapéus,
bolsas exclusivíssimas,

bijouterias como colares, brincos, tic-tacs, xuxinhas, tiaras, entre tantos outros.
Venha conferir de perto o capricho das peças destas duas artesãs.

4 comentários:

  1. dupla de garra, faz um trabalho incrivel, coração grande, ate demais as vezes, parabéns ás duas...

    ResponderExcluir
  2. Estas meninas são demais, fazem um belo trabalho de artesanato, de divulgação da feira e fizeram com que todas nos ficássemos sendo uma grande família, lutando, rindo, chorando, aprendendo e comemorando juntos. Beijos e parabéns para elas.

    Meire e Neide

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Kátia pela dedicação. Carminha e Cris temos muito que agradece-las pela incessante luta. Lembra o que eu disse e repito só desisto da feira o dia que voces também desistirem, fora isso estou aí para o que der e vier, ajundando no que for preciso. Beijos a todas. Rosária Rezende.

    ResponderExcluir
  4. CARMINHA E CRIS, TENHO MUITO RESPEITO E ADMIRAÇÃO POR VOCÊS, SUCESSO!!! QUE DEUS AS ABENÇOE SEMPRE.
    BEIJOOS!!
    ELZA

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta!!!